DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

segunda-feira, 7 de maio de 2018

CRISMA INTERPAROQUIAL

Este domingo, dia 5 de Maio de 2018, 'escreveu-se' mais uma página da história vivida das comunidades cristãs de Alvados, Mira de Aire e São Bento. O Crisma de alguns jovens e adultos envolveu e deu 'aso' (oportunidade) à alegria - porque é ela que deve presidir à vida de cada um - partilhada, primeiro com uma 'bela' celebração na Igreja paroquial de São Bento, e depois na confraternização convivial com as famílias e amigos. Uns de uma maneira outros de outros, cada família celebrou a seu modo este feliz acontecimento. Aos jovens e adultos que foram 'agraciados' com este DOM de Deus uma 'salva de palmas', batidas com o coração, para que dêem bons 'frutos' dos 'dons' que receberam.
Tudo começou há muito tempo atrás, mas tudo se intensificou neste ano com algumas catequeses de formação - mais ou menos específica - para a recepção deste sacramento.
E tudo se acelerou com um dia de reflexão e 'renovação da graça de Deus', com o apoio dos jovens da Juventude Monfortina (JM) vindos da paróquia da Póvoa de Santo Adrião, que com a sua 'arte e testemunho de fé' deram um sinal mais, na proximidade a este dia.
No Sábado, dia 4, à noitinha, tudo ficou pronto com uma singela e simbólica Vigília, que valorizou os sinais e o sentido mais profundo desta graça espiritual.
A preparação e a prontidão para o acolhimento deste DOM dependeu - sempre e acima de tudo - do coração de cada crismando, mas aparentemente e exteriormente, todos os envolvidos (incluindo pais, catequistas, padrinhos...) ficaram visivelmente agradados e felizes.
Este feliz acontecimento é mais uma das tantas provas evidentes (e visíveis) da doação 'gratuita' - tantas vezes esforçada, porque exigente - dos que acompanharam estes jovens (e adultos) até esta etapa e de como uma celebração pode ser uma feliz 'festa', que também foi agraciada com o contributo de alguns colaboradores 'silenciosos' que, na penumbra, foram decisivos para a alegria vivida. Com a agradável participação de quem cantou (depois de terem preparado 'minuciosamente' os cânticos) e dos dedicados 'acólitos' (interparoquiais)...viveu-se mais um acontecimento para a 'memória' viva das comunidades cristãs destas paróquias.

(há por aí muitas 'provas' fotográficas, por isso me limito a incluir algumas parciais - poucas - que 'arrecadei' com os meus meios e a gentil colaboração de Foto Graça)


Os sacerdotes


O DIA DE REFLEXÃO E RETIRO
na Casa dos Padres Monfortinos, Fátima





Grupo Animador (JM)

O CRISMA
na Igreja Paroquial de São Bentp








Sem comentários:

Enviar um comentário